Qualidade e Auditoria de Software

Edição 2018/1

 

Link para grupo - https://chat.whatsapp.com/F5sbuJW4HNlG1IkMwMkyyw


Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 21 fevereiro

 Apresentação da Disciplina

 

 28 fevereiro

 Introdução à Qualidade

 

 07 março

 Qualidade de Software

 Definição do Seminário em Qualidade de Software

 14 março

 Qualidade de Produto de Software 

 

 17 março

 Atividade Semipresencial

 

 21  março

 Qualidade de Processo de Software

 

 28 março

 Métricas de/para Qualidade de Software

 

 04 abril

 Maturidade em Qualidade de Software – CMMI

 

 11 abril

 Maturidade em Qualidade de Software – CMMI

 

 18 abril

 Maturidade em Qualidade de Software - MPS.BR

 

 25 abril

 Maturidade em Qualidade de Software - MPS.BR

 Aspectos Pessoais/Time em Qualidade - PSP/TSP 

 

 PSPBOK 2.0 2009 (PDF)

 Resenha do Livro PSP (PDF)

 02 maio

 Aspectos Pessoais/Time em Qualidade - PSP/TSP 

 Seminários em Qualidade de Software

 09 maio

 Seminários em Qualidade de Software

 

 16 maio

 Avaliação Grau 1

 

 23 maio

 Auditoria de TI

 

30 maio

 Auditoria de TI

 Aula Semipresencial para preparação Seminário Auditoria em TI

 06 junho

 Auditoria de TI - COBIT

 Definição do Seminário Auditoria em TI

 13 junho

 Auditoria de TI - ITIL

 

 16 junho

 Atividade Semipresencial  

 

 20 junho

 Seminário Auditoria em TI

 

 27 junho

 Avaliação Grau 2

 

 04 julho

 Substituição

 


Ementa

A disciplina apresenta uma visão abrangente dos conceitos relacionados à gestão da qualidade na área de desenvolvimento de software e à auditoria em tecnologia da informação, abordando introdução à área de qualidade, qualidade do produto e do processo de desenvolvimento de software, modelos de maturidade em qualidade de software e processo de qualidade pessoal, auditoria relacionada a software, hardware, redes de computadores, segurança, bancos de dados e desenvolvimento de sistemas.


Objetivos

2.1 GERAL: O objetivo da disciplina é capacitar o aluno na percepção e aplicabilidade dos conceitos relacionados à gestão da qualidade e à auditoria de software na área de tecnologia da informação.
2.2 ESPECÍFICO(S): Apresentar os conceitos relacionados à área de gestão da qualidade em Tecnologia da Informação; Apresentar os conceitos relacionados à área de auditoria de Tecnologia da Informação; Realizar seminários e estudos de casos nos temas relacionados.


Programa

Introdução a qualidade - Sistemas de qualidade;
Qualidade de Software;
Métricas
da Qualidade de Software
Qualidade de Produto de Software
Qualidade de Processo de Software
Maturidade em Qualidade de Software
Aspectos pessoais em Qualidade de Software
Estudo de casos e Estado da arte em Qualidade de Software
Auditoria em Tecnologia da Informação
Estudo de casos e Estado da arte em Auditoria em Tecnologia da Informação


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas – e dependendo do conteúdo, práticas -  através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos e seminários de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas.


Avaliação

O Processo de avaliação consiste na realização de exercícios teóricos e práticos realizados em sala de aula e extra-classe, apresentação de seminários e de provas escritas sobre os conceitos estudados.
G1 – prova escrita representando 50% da nota G1 e apresentação de seminários sobre Qualidade de SW (50% da nota G1);
G
2 – prova escrita representando 50% da nota G2 e apresentação de seminários sobre Auditoria de TI (50% da nota G2).
Revisão geral
Substituição de grau.


Bibliografia

BÁSICA
ROCHA, A. MALDONADO, J. WEBER, A. A Qualidade de software - Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2001.
WEBER, K. ROCHA, A. NASCIMENTO, C. Qualidade e Produtividade em software. São Paulo: Makron Books, 2001.

COMPLEMENTAR

ANTONIONI, J. Qualidade em Software. Manual de aplicação da ISO 9000. Makron Books, 1995.
FERNANDES, A. Gerência de Projetos de Sistemas: uma Abordagem Prática. LTC, 1990.
FERNANDES, A.; ABREU, V. Implantando a Governança de TI – da estratégia à gestão dos processos e serviços. 4ª. Edição. Brasport. 2014.
GUERRA, A. Tecnologia da Informação: Qualidade de produto de software. PBQP, 2009.
KOSCIANSKI, A. Qualidade de Software. Novatec, 2006.
IMONIANA, J. Auditoria de Sistemas de Informação. Atlas. 2005.

PEARSON, A. Gestão da Qualidade. Pearson, 2010. ISBN:9788576056997.
PRESSMAN
, R. Engenharia de Software. Makron Books, 1995.
SCHMIDT, P. Fundamentos de Auditoria de Sistemas. Atlas. 2006.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. Edição, Pearson, 2007. ISBN:9788588639287.
WEINBERG, G. Software com qualidade. V. 1, 2 e 3. Makron Books, 1997.