Introdução a Computação

Edição
2018/2

Link para grupo:  
https://chat.whatsapp.com/8xWbfFIXKRO92uoQw1xznx


Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 

 01 agosto

 Apresentação da Disciplina

 

 

 08 agosto

 Histórico e Evolução dos Computadores.

 

 15 agosto

 Hardware:
 Arquitetura e Organização de um Computador: Modelo de Von Neumann; Periféricos   de Entrada e Saída.

 

 

 22 agosto

 Aplicativos de software básico:
Programação de Computadores: linguagens de programação: linguagem de máquina, linguagem de baixo nível, linguagem de alto nível.

 

 

 29 agosto

 Redes de Computadores:

 serviços de rede: definições gerais, ambiente WEB, usuários/contas.
 Demais áreas: Banco de Dados, IA, Internet.

 

 

 01 setembro

 Atividade SemiPresencial

 

 05 setembro

 Carreiras em Tecnologia da Informação

 

 

 12 setembro

 Revisão e Exercícios de revisão / APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO

 

 

 19 setembro

 Avaliação de Grau G1

 

 

 26 setembro

Sistemas de Numeração: noções gerais, bases numéricas; Conversão entre sistemas de numeração. exercícios

 

 

 03 outubro

Aritmética binária: soma e subtração. Representação de Dados: representação de números inteiros (sinal-magnitude, complemento de 2). exercícios

 

 

 10 outubro

Aritmética binária: soma e subtração. Representação de Dados: representação de números inteiros (sinal-magnitude, complemento de 2). exercícios

 

 

 17 outubro

Lógica Binária e conversões de base.

 

 

 24 outubro

SEMINÁRIO DE ANDAMENTO DE TCC

 

 

 31 outubro

Álgebra boleana. Equações booleanas. exercícios

 

 

 07 novembro

Álgebra boleana. Equações booleanas. exercícios

 

 

 14 novembro

Circuitos lógicos, portas lógicas.

 

 

 21 novembro

Circuitos lógicos, portas lógicas.

 

 

 24 novembro

 Atividade SemiPresencial

 

 

 28 novembro

 Revisão de conteúdo com exercícios

 

 

 05 dezembro

 Avaliação de Grau G2.

 

 

 12 dezembro

 Substituição de Grau G3.

 

 

 

Ementa

A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, de forma que o acadêmico compreenda os conceitos e o funcionamento do software e do hardware, desde a história e a evolução dos computadores até noções de lógica digital, a relação entre as diversas áreas da Computação e o mercado de trabalho.


Objetivos

Geral:

Proporcionar ao aluno uma visão abrangente dos principais tópicos relacionados à área da Informática e da atuação do profissional, podendo melhor situar os conteúdos quando detalhados no transcorrer do curso. Esta visão objetiva motivar o aluno permitindo que este compreenda a inter-relação entre as várias áreas.

 

Específicos:

·       Capacitar o aluno a conhecer a história e a evolução da Informática, a estrutura básica de um computador e seu funcionamento, assim como conhecer e diferenciar os diversos tipos de componentes do mesmo.

·       Apresentar aos alunos as diferentes áreas e aplicações da computação.

·       Capacitar o aluno a entender outros sistemas de numeração que fazem parte do mundo da Informática, os princípios de álgebra booleana e circuitos lógicos utilizados nos computadores.


Programa

·       Apresentação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Informática e da área da Informática

·       Histórico e Evolução dos Computadores

·       Software: banco de dados, sistemas Operacionais, Linguagens de Programação.

·       Hardware: Arquitetura e Organização de um Computador: Modelo de Von Neumann;

·       Áreas de Abrangência da Informática e mercado de trabalho

·       Redes de Computadores: serviços de rede, definições gerais, ambiente WEB

·       Sistemas de Numeração: noções gerais, bases numéricas

·       Conversão entre sistemas de numeração

·       Aritmética binária: soma, subtração, multiplicação e divisão

·       Representação de Dados: representação de números inteiros (sinal-magnitude, complemento de 2), ponto flutuante, representação de caracteres, imagens, som, vídeo...

·       Álgebra booleana: portas lógicas (e, ou, não e ou-exclusivo), tabela verdade

·       Circuitos Lógicos: portas lógicas, operadores, propriedades - Projeto de circuitos lógicos    


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas. Utilização de Laboratório de Informática.


Avaliação

O processo de avaliação consiste na realização de trabalhos individuais e em grupo realizados em sala de aula e extra-classe além de provas escritas sobre os conceitos estudados.

Grau1 = Prova Teórica (70%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (30%)
Grau2 = Prova Teórica (70%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (30%)

Média = (G1 + 2*G2)/3
Aprovação: Média >= 6,0 com Freqüência Mínima de 75%
Revisão Geral
Substituição de Grau


Bibliografia

BÁSICA
Tanenbaum, Andrew S. Organização estruturada de computadores / Andrew S. Tanenbaum, Todd Austin ; tradução Daniel Vieira. 6ª . ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013

Stallings, William. Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª ed. Pearson Prentice Hall, 2010.

TOCCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas Digitais: Princípios e aplicações. 11ª Edição, São Paulo: Pearson, 2011.

COMPLEMENTAR
GUIMARÃES, Ângelo de Moura. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

Tanenbaum, Andrew S. Organização estruturada de computadores / Andrew S. Tanenbaum, Todd Austin ; tradução Daniel Vieira. 6ª . ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013

Stallings, William. Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª ed. Pearson Prentice Hall, 2010.

WEBER, R.F. Arquitetura de Computadores Pessoais. 2. ed. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 2001.