Engenharia de Software II - GRAVATAÍ

Edição
2018/2

Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 31 julho

 Análise de Sistemas - UML - Introdução – Ferramenta UML 

  Ferramenta UML - Astah* Community

 07 agosto

 UML - Diagrama de Casos de Uso

 

 14 agosto

 UML - Diagrama de Casos de Uso

 Continuação dos Exercícios de Casos de Uso

 21 agosto

 UML - Diagrama de Casos de Uso

 Continuação dos Exercícios de Casos de Uso

 28 agosto

 UML - Diagrama de Classes

 

 01 setembro

 Atividade Semipresencial 

 

 04 setembro

 UML - Diagrama de Classes

 

 11 setembro

 UML - Diagrama de Classes

 Continuação dos Exercícios de Classes

 18 setembro

 UML - Diagrama de Classes

 Continuação dos Exercícios de Classes + Prova Simulada

 25 setembro

 AVALIAÇÃO GRAU 1

 

 02 outubro

 UML – Diagrama de Sequência

 

 09 outubro

 UML – Diagrama de Sequência

 Continuação dos Exercícios de Sequencia

 16 outubro

 UML – Diagrama de Sequência

 

 23 outubro

 UML - Diagrama de Comunicação (colaboração)

 

 30 outubro

 UML - Diagrama de Estados

 

 06 novembro

 UML - Diagrama de Atividades

 

 13 novembro

 UML - Diagrama de Atividades

 

20 novembro

 UML - Diagrama de Componentes / Implantação

 UML - Diagrama de Estrutura Composta / Tempo  

 

24 novembro

Atividade Semipresencial 

 

27 novembro

Atividade de Revisão

 

 04 dezembro

 AVALIAÇÃO GRAU 2  

 

 11 dezembro

 SUBSTITUIÇÃO

 


Ementa

A disciplina apresenta uma visão abrangente dos conceitos da área de Engenharia de Software abordando análise e projeto estruturado e orientado a objetos (UML) através da aplicação prática de ferramentas CASE.


Objetivos

2.1 GERAL: O objetivo da disciplina é capacitar o aluno nos conceitos da área de Engenharia de Software e da Análise e Projeto Estruturado e Orientado a Objetos (UML);
2.2 ESPECÍFICO(S): Apresentar os conceitos da Engenharia de Software;  Desenvolver projeto de sistema através da análise e projeto orientados a objeto – UML;  Utilizar
ferramenta CASE nos projetos propostos.


Programa

Análise e Projeto Estruturado;
Análise e Projeto Orientado a Objetos - UML;
Ferramentas CASE.


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas e práticas -  através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas. Utilização de Laboratório de Informática.


Avaliação

O processo de avaliação consiste na realização de trabalhos individuais e em grupo realizados em sala de aula e extra-classe além de provas escritas sobre os conceitos estudados.

Grau1 = Prova Prática (50%) + Exercícios Práticos (50%)
Grau2 = Prova Prática (50%) + Exercícios Práticos (50%)

Média = (G1 + 2*G2)/3
Aprovação: Média >= 6,0 com Freqüência Mínima de 75%
Revisão Geral
Substituição de Grau


Bibliografia

BÁSICA
FOWLER, M. UML Essencial: um breve guia para a linguagem padrão de modelagem de objetos. 3ª. Edição. Artmed, 2005. ISBN:9788536304540.
LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões. 3ª. Edição. Artmed, 2007. ISBN:9788560031528.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. Edição, Pearson, 2007. ISBN:9788588639287.

COMPLEMENTAR
GUEDES, Gilleanes. UML - Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec. 2004.
GUEDES, Gilleanes. UML 2 - Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec. 2009.