Engenharia de Software I

Edição
2018/2

Link para grupo:  

Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 

 26 julho

 Apresentação da Disciplina

 Introdução a Engenharia de Software

 

 

 02 agosto

 Processos de Desenvolvimento de Software Tradicionais

 

 09 agosto

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – Clássico/Raiz

 

 16 agosto

 Processos de Desenvolvimento Ágeis

Definição do Seminário 1

 

 23 agosto

 Processos de Desenvolvimento Ágeis

 

 

 25 agosto

 Aula Semipresencial

 

 30 agosto

 Projeto de Software

 

 

 06 setembro

 Projeto de Software

 Aula para preparação do Seminário 1

 Projeto de Software ficou para a G2

 

 13 setembro

 Seminário 1

 

 

 27 setembro

 Avaliação Grau 1 - Prova

 

 

 04 outubro

 Gerência de Requisitos

 

 

 11 outubro

 Gerência de Requisitos

 

 

 18 outubro

 Gerência de Requisitos

 Definição do Seminário 2

 

 20 outubro

 Aula Semipresencial

 

 

 25 outubro

 Teste de Software

 

 

 01 novembro

 Teste de Software

 Continuação de Teste de Software

 

 08 novembro

 Teste de Software

 Finalização de Teste de Software

 Tempo para preparação do Seminário 2

 

 22 novembro

 Evolução de Software / Sistemas Legados

 

 24 novembro

 Aula Semipresencial

 

 

 29 novembro

 Seminário 2

 

 

 06 dezembro

 Avaliação Grau 2 – Prova

 

 

 13 dezembro

 Substituição

 

 

 

Ementa

A disciplina apresenta uma visão abrangente dos conceitos da área de Engenharia de Software abordando introdução à área, princípios e processos, ciclos de desenvolvimento de sistemas, projetos de software, teste de software, gerência de requisitos, evolução em engenharia de software. Tópicos avançados em Engenharia de Software.


Objetivos

2.1 GERAL: O objetivo da disciplina é capacitar o aluno nos conceitos da área de Engenharia de Software;
2.2 ESPECÍFICO (S): Apresentar os conceitos da Engenharia de Software;  Apresentar os conceitos da Gerência de Requisitos;   


Programa

Introdução a Engenharia de Software;
Princípios da Engenharia de Software;
Processo da Engenharia de Software; Métodos Ágeis; GAP; SCRUM;
Ciclos de Vida do Desenvolvimento de Software;
Projeto de Software;
Padrões de Projeto;
Arquiteturas de Software (frameworks);
Verificação e Validação - Testes de Software;
Gerência de Requisitos;
Evolução em Engenharia de Software;
Engenharia de software baseada em Objetos; Aspectos; Agentes; Componentes; Serviços; Modelos;


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas. Utilização de Laboratório de Informática.


Avaliação

O processo de avaliação consiste na realização de trabalhos individuais e em grupo realizados em sala de aula e extra-classe além de provas escritas sobre os conceitos estudados.

Grau1 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)
Grau2 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)

Média = (G1 + 2*G2)/3
Aprovação: Média >= 6,0 com Freqüência Mínima de 75%
Revisão Geral
Substituição de Grau


Bibliografia

BÁSICA
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. Edição, Pearson, 2007. ISBN:9788588639287.
PFLEEGER, S. Engenharia de Software. 2ª. Edição. Pearson, 2004. ISBN:9788587918314.
PRESMAN. R. Engenharia de Software. 5ª. Edição. MacGraw-Hill, 2002.  

COMPLEMENTAR
GUSTAFSON, D. Engenharia de Software. Bookman, 2003.
PEDRYCZ, W. Engenharia de Software. Campus, 2001.