Engenharia de Software I

 Edição
2017/2


Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 

 03/agosto

 Apresentação da Disciplina

 

 

 10/agosto

 Introdução a Engenharia de Software

 

 

 17/agosto

 Processos de Desenvolvimento de Software Tradicionais

 

 

 19/agosto

 Aula Semipresencial

 

 

 24/agosto

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – parte 1/3

ARTIGO: http://igti.com.br/blog/carreira-ti-engenharia-de-software/

 

 31/agosto

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – parte 2/3 e parte 3/3

 

 

 14/setembro

 Projeto de Software

 

 

 21/setembro

 Projeto de Software

 Continuação de Projeto de Software &
 Tempo para preparação Seminário 1

 

 28/setembro

 Avaliação Grau 1 - Prova

 

 

 30/setembro

 Aula Semipresencial

 

 

 05/outubro

 Seminário 1

 

 

 19/outubro

 SEMINARIO ANDAMENTO DE TCC
 Gerência de Requisitos

Aula NORMAL após as 19:30 (aguardar chamada fora da sala)

 

 21/outubro

 Aula Semipresencial

 

 

 26/outubro

 Gerência de Requisitos

 

 

 09/novembro

 Gerência de Requisitos

 

 

 16/novembro

 Teste de Software

 

 

 18/novembro

 Aula Semipresencial

 

 

 23/novembro

 Teste de Software

 

 

 30/novembro

 Evolução de Software / Sistemas Legados

 

 

 07/dezembro

 Seminário 2

 

 

 14/dezembro

 Avaliação Grau 2 – Prova

 

 

 21/dezembro

 Substituição

 

 

 

Ementa

A disciplina apresenta uma visão abrangente dos conceitos da área de Engenharia de Software abordando introdução à área, princípios e processos, ciclos de desenvolvimento de sistemas, projetos de software, teste de software, gerência de requisitos, evolução em engenharia de software. Tópicos avançados em Engenharia de Software.


Objetivos

2.1 GERAL: O objetivo da disciplina é capacitar o aluno nos conceitos da área de Engenharia de Software;
2.2
ESPECÍFICO(S): Apresentar os conceitos da Engenharia de Software;  Apresentar os conceitos da Gerência de Requisitos;   


Programa

Introdução a Engenharia de Software;
Princípios
da Engenharia de Software;
Processo da Engenharia de Software; Métodos Ágeis; GAP; SCRUM;
Ciclos de Vida do Desenvolvimento de Software;
Projeto de Software;
Padrões de Projeto;
Arquiteturas de Software (frameworks);
Verificação e Validação - Testes de Software;
Gerência de Requisitos;
Evolução em Engenharia de Software;
Engenharia de software baseada em Objetos; Aspectos; Agentes; Componentes; Serviços; Modelos;


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas. Utilização de Laboratório de Informática.


Avaliação

O processo de avaliação consiste na realização de trabalhos individuais e em grupo realizados em sala de aula e extra-classe além de provas escritas sobre os conceitos estudados.

Grau1 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)
Grau2 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)

Média = (G1 + 2*G2)/3
Aprovação: Média >= 6,0 com Freqüência Mínima de 75%
Revisão Geral
Substituição de Grau


Bibliografia

BÁSICA
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. Edição, Pearson, 2007. ISBN:9788588639287.
PFLEEGER, S. Engenharia de Software. 2ª. Edição. Pearson, 2004. ISBN:9788587918314.
PRESMAN. R. Engenharia de Software. 5ª. Edição. MacGraw-Hill, 2002.  

COMPLEMENTAR
GUSTAFSON, D. Engenharia de Software. Bookman, 2003.
PEDRYCZ, W. Engenharia de Software. Campus, 2001.