Engenharia de Software I – turma de TERÇA-FEIRA (Gravataí)

 Edição
2018/1

 

Link do Grupo - https://chat.whatsapp.com/GuZzgmBZr4YEyBKCKpi8gm


Material de Aula - Cronograma

Aula – Data

Conteúdo Previsto

Alterações no Cronograma
Observações - Trabalhos Solicitados

 

 20 fevereiro

 Apresentação da Disciplina

 Introdução a Engenharia de Software

 

 

 27 fevereiro

 Processos de Desenvolvimento de Software Tradicionais

 Introdução a Engenharia de Software

 

 06 março

 Processos de Desenvolvimento Ágeis

 Processos de Desenvolvimento de Software Tradicionais

 Definição do Seminário 1

 

 13 março

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – parte 1 – Foco Original

+ Tempo em aula para preparação Seminário 1

 

 19 março

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – parte 2 – Tópicos Contemporâneos

Não houve aula

 

 24 março

 Aula Semipresencial

 

 

 27 março

 Projeto de Software

 Processos de Desenvolvimento Ágeis – parte 2 – Tópicos Contemporâneos

 

 03 abril

 Projeto de Software

 

 

 10 abril

 Seminário 1

 

 

 17 abril

 Avaliação Grau 1 - Prova

 

 

 24 abril

 Gerência de Requisitos

 

 

 08 maio

 Gerência de Requisitos

 

 

 15 maio

 Gerência de Requisitos

 

 

 19 maio

 Aula Semipresencial

 

 

 22 maio

 Teste de Software

 

 

 29 maio

 Teste de Software

 

 

 05 junho

 Teste de Software

 

 

 12 junho

 Evolução de Software / Sistemas Legados

 

 

 19 junho

 Seminário 2

 

 

 23 junho

 Aula Semipresencial

 

 

 26 junho

 Avaliação Grau 2 – Prova

 

 

 03 julho

 Substituição

 

 

 

Ementa

A disciplina apresenta uma visão abrangente dos conceitos da área de Engenharia de Software abordando introdução à área, princípios e processos, ciclos de desenvolvimento de sistemas, projetos de software, teste de software, gerência de requisitos, evolução em engenharia de software. Tópicos avançados em Engenharia de Software.


Objetivos

2.1 GERAL: O objetivo da disciplina é capacitar o aluno nos conceitos da área de Engenharia de Software;
2.2
ESPECÍFICO(S): Apresentar os conceitos da Engenharia de Software;  Apresentar os conceitos da Gerência de Requisitos;   


Programa

Introdução a Engenharia de Software;
Princípios
da Engenharia de Software;
Processo da Engenharia de Software; Métodos Ágeis; GAP; SCRUM;
Ciclos de Vida do Desenvolvimento de Software;
Projeto de Software;
Padrões de Projeto;
Arquiteturas de Software (frameworks);
Verificação e Validação - Testes de Software;
Gerência de Requisitos;
Evolução em Engenharia de Software;
Engenharia de software baseada em Objetos; Aspectos; Agentes; Componentes; Serviços; Modelos;


Estratégias de Ensino

Aulas teóricas através de exposição dialogada utilizando recursos como transparências e micro/datashow. Realização de trabalhos de aplicação dos conceitos apresentados. Pesquisas bibliográficas. Utilização de Laboratório de Informática.


Avaliação

O processo de avaliação consiste na realização de trabalhos individuais e em grupo realizados em sala de aula e extra-classe além de provas escritas sobre os conceitos estudados.

Grau1 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)
Grau2 = Prova Teórica (50%) + Exercícios/Trabalhos/Artigos (50%)

Média = (G1 + 2*G2)/3
Aprovação: Média >= 6,0 com Freqüência Mínima de 75%
Revisão Geral
Substituição de Grau


Bibliografia

BÁSICA
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. Edição, Pearson, 2007. ISBN:9788588639287.
PFLEEGER, S. Engenharia de Software. 2ª. Edição. Pearson, 2004. ISBN:9788587918314.
PRESMAN. R. Engenharia de Software. 5ª. Edição. MacGraw-Hill, 2002.  

COMPLEMENTAR
GUSTAFSON, D. Engenharia de Software. Bookman, 2003.
PEDRYCZ, W. Engenharia de Software. Campus, 2001.